EQUIPE
Rafael Ucha

Rafael Ucha

Amante de ondas aquáticas, sonoras. É ativista da tecnologia do amor. Gosta de sonhar com mundos que ainda não nasceram, mas também sabe construir estradas para chegar lá mais rápido. Se desenvolveu empreendedor e educador de maneira prática e desescolarizada, apesar de existirem papéis que dizem que ele estudou administração, marketing e gestão internacional. Hoje nutre espaços de descoberta para que pessoas e organizações possam expressar seu potencial de transformação.
Além de fundador e facilitador do Flowmakers, Rafael desenvolve e participa de projetos e programas focados em desenvolvimento humano e organizacional. Empreendedor sem cura, foi co-fundador, facilitador e participante da Autoaceleradora, fundador de um e-commerce e da equipe de surf em sua universidade. Também já foi gestor de educação no Impact Hub e trabalhou com inovação e marketing na Unilever. É formado em Administração pela USP, fez extensão em marketing pela FIA e Máster em Comércio Internacional no IAE de Bayonne, França. Já atuou em projetos com organizações como Red Bull Amaphyko, Fundação Arymax, Startup Farm, Social Good Brasil e CDI.

Thaiane Moregola

Thaiane Moregola

Buscante no mundo e na vida, gosta de percorrer estradas desconhecidas para ver onde vai dar. Administradora por acidente, Facilitadora de Processos Colaborativos por opção. Trancou a faculdade de Serviço Social em 2013 e começou sua jornada de aprendizagem de forma desescolarizada. Na sacola ela colocou: formação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, a participação no programa Guerreiros Sem Armas, além de se divertir-aprendendo em cursos de Palhaço e Facilitação Gráfica. Trabalhou no Impact HUB São Paulo; desenvolveu projetos cooperativos junto à empresas, comunidades e grupos e atuou como facilitadora de processos colaborativos. Já quis viajar o mundo de bicicleta, hoje se dedica ao seu maior projeto: ser mãe da pequena Joana.

Joao Vitor Caires

Joao Vitor Caires

Artista da prosa, seja ela protocolar ou trivial, se nutre de conversas para cultivar relações e por isso é um catalisador de ideias potentes. Não à toa escolheu a Comunicação Social como área de formação, se especializando em gerência de projetos e atuando como um ponto hiperconectado em redes tecidas por ideias e pessoas que buscam gerar impacto positivo na sociedade. Fomentar o empoderamento de pessoas por meio da educação é o que faz seu coração pulsar, por isso está sempre colaborando no desenvolvimento de diversos projetos apaixonantes. Pode ser encontrado sorrindo e dançando ao som de batuques de todos os cantos do mundo ou então tocando e cantando alguma melodia. Difícil é encontrá-lo parado, porque movimento é seu estado natural.
João também é Sócio-Diretor do Impact Hub São Paulo, especialista no design e facilitação de processos de desenvolvimento e aprendizagem. Atua como consultor e gestor de projetos e programas inter-setoriais ligados a inovação, valor compartilhado, venturing e impacto social. Já desenvolveu projetos junto a organizações sociais como WWF, Fundação Telefônica, Médicos Sem Fronteiras, Instituto Inspirare, Fundação Arymax, Transparência Brasil, Instituto Arapyau e empresas como BASF, Natura, Votorantim, Bradesco, entre outras.

Flávia Ramos

Flávia Ramos

Formada em Propaganda e Marketing na ESPM e pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e em Cultura História e Comunicação pela Universidade de Barcelona, mas o que o currículo não diz é que ela também é questionadora e cutucadora profissional, apaixonada pela abundância e beleza do mundo e pelo poder que cada um tem ao expressar sua melhor versão.
Atua com expedições e missões pelo Rio Doce para o resgate socioambiental local; engajamento e ação para a temática da água; desenvolvimento de jogos para educação política; educação como caminho para o autoconhecimento, conexão com propósito e desenvolvimento do potencial humano; além de práticas sobre o sagrado feminino.
Trabalhou no Instituto Elos realizando o Guerreiros Sem Armas (programa internacional de formação de jovens em liderança e transformação social), o Jogo OASIS e parcerias com empresas, jovens e comunidades.

Beatriz Petrilli

Beatriz Petrilli

Cuidadora de plantas, de gente e de ambientes. Viajante dos territórios e da mente: entende que destrinchar um tema, um assunto, uma demanda ou uma organização em todos os possíveis pontos de vista também é uma forma de cuidar, de não deixar passar nada. Quando envolvida em algo, mergulha, não consegue estar se não 100%, quer a visão do todo. Tanto que se engancha em detalhes.
Protocolarmente fez graduação e pós em Administração, mas a estrela guia de sua busca profissional e pessoal é o desenvolvimento humano: trabalhando com grupos, facilitando e passando por processos de coaching, muita terapia, muitos projetos de diversas naturezas. Muita conversa e escuta!
Sua menina dos olhos é o Psicodrama, abordagem que é especialista, mas tem um tesão incrível em reinventar sua prática buscando e emprestando novas abordagens, metodologias, ferramentas e olhares para desenhar, planejar e facilitar processos de desenvolvimento e aprendizagem para grupos e pessoas.

Leo Loureiro

Leo Loureiro

Apaixonado por histórias, música boa e pessoas, entusiasta da arte de empoderamento pessoal/profissional e amante de olhares sinceros e construções através de processos não convencionais. Publicitário de formação, pós graduado em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas, facilitador de processos e atividades em grupo, e construtor de pontes entre indivíduos ativos e iniciativas com propósito. Dizem que tem uma voz grave e rouca, que ele insiste em dizer que é sexy, além de ser viciado em brincadeiras e pavê da Casa Garcia.

Cainã Rangel

Cainã Rangel

Facilitador de processos em grupo. Graduado em Relações Internacionais, com experiências na área de marketing em empresas multinacionais, no Parque Tecnológico de Sorocaba, no Impact Hub e na AIESEC. Participou da primeira turma do programa Flowmakers, e atualmente é facilitador no programa, na ONG Projeto Quixote, onde coordena o programa de empreendedorismo para adolescentes, e no programa Pense Grande, que ensina jovens do ensino médio a criar projetos de impacto social. Formado em Yoga e Meditação pelo Simplesmente Yoga, traz consigo os princípios dessa filosofia para as suas experiências e relacionamentos.

Luciana Bobadilha

Luciana Bobadilha

Apaixonada por pessoas, educação e transformação. Formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, Guerreira sem Armas eCoach de Propósito de Vida, trabalhou seis anos coordenando a área de parceiras do Instituto Criar e desenvolveu uma jornada de aprendizagem pela Europa com o foco em empreendedorismo e educação. Hoje trabalha como consultora nas áreas de desenvolvimento humano e articulação de parcerias. Seus últimos desafios estão sendo com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, usando o longa-metragem “O Começo da Vida” para impactar a agenda pública do campo da primeira infância e com a agênciaWieden Kennedy, transformando o ambiente profissional da agência em num lugar de formação para jovens em publicidade. É motivada por fazer trabalhos que contribuam com quebra de paradigmas e criação de relações de confiança.

Frederik Dejonghe

Frederik Dejonghe

Trabalha por governos mais humanos e eficientes por meio de engajamento de cidadãos e sociedade civil no processo político. Já trabalhou com a Secretaria de Saúde de Campinas, a Secretaria de Cultura de Paraty, a Secretaria de Juventude de Teresina, a Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás, entre outros.
Desenvolve projetos de educação cidadã em escolas para adolescentes, com programas que unam vivências, debates e prática local.
Atualmente, trabalha junto à Fundação Telefônica e ao Impact Hub, no Programa Pense Grande, que capacita 80 jovens em 5 Escolas Técnicas de São Paulo para praticarem empreendedorismo social e inovação nas suas comunidades.
Aventureiro desde criança, seu primeiro sonho de carreira foi como biólogo, criando ecossistemas para gafanhotos enquanto sonhava em cuidar dos grandes felinos. Hoje, cresceu e dedica-se à transformação de ecossistemas, mas pra fomentar colaboração e inovação, sobretudo em serviços públicos. Outra paixão sua é refletir sobre a sociedade e trabalhar por futuros desejáveis com adolescentes. Quanto aos felinos, hoje tem dois, menores do que previstos anteriormente, mas manhosos em dobro. A dança a dois e a música ao vivo fazem parte do seu dia a dia, ajudando-o a manter a alegria na grande cidade.

Samara Chaves

Samara Chaves

A Samara contagia todos com seu jeito espontâneo, sua alegria e gargalhada. Seu gingado no forró denuncia suas raízes de Belém do Pará. Publicitária de formação, acredita que o empreendedorismo é uma forma de contribuir para uma propaganda justa e real para transformar o mundo positivamente. Ama pé na areia, é viciada em séries e apaixonada pelos seus gatos. Enfrenta os desafios que não conhece com inteligência e bom humor. Sorte de quem a tem por perto, porque a risada é garantida!

Caroline Pereira

Caroline Pereira

Com a Carol nada fica parado por muito tempo! A agitação dela com certeza influenciou em tudo o que já fez até hoje. Cursou jornalismo em Campinas e quando ficou muito parada decidiu fazer Filosofia. O sonho de morar em São Paulo venceu, ela desistiu do segundo curso e veio para a cidade grande trabalhar em grandes meios de comunicação. Claro que todo esse agito trouxe ela para o Flowmakers, onde hoje participa e ajuda no crescimento do mesmo. Além de tudo isso, ela ainda é uma ótima companhia para conversas existenciais e também para uma boa risada e diversão. Ou seja, é a pessoa perfeita para você manter ao seu lado em uma jornada de descobertas e vontades.

Anelise Oppermann

Anelise Oppermann

Psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, é Consultora em Educação, Mentora em Carreira e Facilitadora em Programas de Liderança e Empreendedorismo. Diferentes culturas, viagens e a maternidade mudaram o jeito de agir e pensar; essas diferentes ideias são aplicadas na busca de melhores relações de trabalho e apoio no desenvolvimento humano e profissional de quem está por perto.

MANIFESTO FLOWMAKERS
NÓS ACREDITAMOS QUE CADA UM DE NÓS CONSTRÓI A SUA HISTÓRIA.
QUE CADA UM CARREGA O DOM DE SER CAPAZ. E SER FELIZ.
ACREDITAMOS NAS POSSIBILIDADES MÚLTIPLAS DA LIBERDADE.
E NAS INFINITAS VERDADES DA DIFERENÇA.
ACREDITAMOS NO PODER DO APRENDIZADO CONSTANTE.
E QUE CADA COISA NESSE MUNDO ESTÁ EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO.
ACREDITAMOS NA INTELIGÊNCIA INTERCONECTADA DO CORPO COM
OS SENTIMENTOS E COM OS PENSAMENTOS.
ACREDITAMOS NO PODER DA PERCEPÇÃO ORGÂNICA, DA COMPREENSÃO
SISTÊMICA E DA CRIATIVIDADE, NATURAIS DE TODOS OS SERES HUMANOS.
ACREDITAMOS NO PODER DA COLABORAÇÃO, DA INTELIGÊNCIA COLETIVA
E DOS RELACIONAMENTOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES.
ACREDITAMOS QUE O PROPÓSITO DE CADA UM É O CATALISADOR PARA
O SEU MÁXIMO POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO.
JUNTOS, VAMOS CONSTRUIR NOVOS CAMINHOS PARA NOVOS MUNDOS.
ACREDITAMOS NA AUTONOMIA, PROATIVIDADE E AÇÃO COMO
CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO SER HUMANO.
ACREDITAMOS QUE A PRESENÇA NO AGORA É O CAMINHO PARA TIRAR
O MELHOR DO PRESENTE E CONSTRUIR O MELHOR DO FUTURO.
ACREDITAMOS QUE É POSSÍVEL ALCANÇAR A COMPREENSÃO DE SI NO OUTRO.
E A COMPREENSÃO DO OUTRO EM SI.

VAMOS JUNTOS

Insira seus dados no formulário abaixo e acompanhe todas as novidades do Flowmakers.